quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O rapto das palavras mágicas


Há algum tempo atrás, em um reino não muito distante, existiam crianças muito sábias que usavam todas as palavrinhas mágicas. Ao entrar na casa dos outros e para pedir passagem, diziam " com licença". Para pedir algo a alguém, falavam "por favor". Se eram atendidas, agradeciam: "obrigado(a)". E se agradeciam a elas, respondiam: "por nada".

Vendo toda aquela polidez e achando aquilo muito chato, uma bruxinha travessa elaborou um plano... Enquanto as crianças dormiam, foi passando de casa em casa, lançando um feitiço e raptando as palavrinhas mágicas. Com elas, foram-se embora também toda a educação e a gentileza dos pequeninos.
No dia seguinte, o que se viu foi uma bagunça generalizada... Esbarravam nos outros e não pediam desculpas, transformando amigos em inimigos. Quando queriam algo, ordenavam que satisfizessem suas vontades e não agradeciam quando atendidos, deixando as outras pessoas tristes com sua ingratidão. Iam na casa dos amigos, não pediam licença, entravam nos aposentos sem permissão, mexiam em tudo, quebravam as coisas e abriam as geladeiras e despensas sem cerimônia alguma.
E as crianças, passaram a se sentir infelizes, pois sabiam que algo estava faltando e que tudo aquilo estava errado, mas não entendiam o porquê.
Eis que surge a Fadinha da Boa Educação para socorrer os pequenos e dá a solução nas mãos dos pais deles... Cada papai e mamãe deveria colocar uma sementinha de boas maneiras na boquinha de seu filho e deveria regá-la diariamente com bons exemplos, dedicação, amor e um pouquinho de disciplina. Eles não poderiam falhar nenhum dia sequer. Se o papai não podia regar a semente, a mamãe deveria fazê-lo religiosamente, até a criança se tornar adulta e a sementinha vingar de vez..
Esta estória não acabou... O fim dela só depende de nós, pais e mães... Se cada um de nós cuidarmos de nossas sementinhas, com certeza, colheremos belos frutos!
Simbora regar nossas plantinhas!   :c)

Figura: https://peregrinacultural.wordpress.com/2009/08/19/quadrinha-sobre-a-palavra-uso-escolar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário